Decorar paredes é uma das coisas que preocupa quando o problema é economia. Como decorar sem deixar pesar no orçamento?
Continuando nossa série “Como decorar em tempos de crise”, quem não gosta de um ambiente de cara nova? O ano novo começou e dá vontade de renovar tudo, não é mesmo? O grande problema é o bolso, a crise, a inflação…
Nessas horas apelamos para a criatividade! Me lembro de ouvir na escola, a professora contando sobre um período de crise nos Estados Unidos em que as mulheres tinham que aproveitar restos de tecidos devido às dificuldades, o que contribuiu para a inovação de peças em retalhos – o Patchwork.
Tem jeito para nossas paredes?? Sim!!! Vamos ver? Algumas ideias simples, rápidas, fáceis e o principal, superbaratas:
Com tecido
Este tecido se chama Gourgorão (dê uma olhadinha nesses modelos, mas, existem muitas padronagens moderninhas e descoladas!) e tem um custo baixo. Ele é firme e encorpado e é vendido em larguras maiores que as comuns. Nunca fiz esse trabalho como vejo por aí, gosto de coisas rápidas e fáceis de fazer, que não dê muita trabalheira e tenha resultados. Você pode aplicá-lo facilmente à sua parede, usando Cola Cascorez (rótulo azul) ou outra que você conheça e saiba que terá bom retorno. Eu sempre uso essa, e não manchou, nem descolou, permanecendo assim por anos!
Este foi feito com tecido de algodão mesmo! E ficou muito bom!
Obs: Como moro em casa alugada, nunca faço a colagem total do tecido na parede. Sempre colo apenas as bordas pra não danificar muito a parede.
Mais uma ideia com tecido é fazer um barrado, este é um tecido bem encorpado e foi colado apenas nas beiradas também
Com tintas
Vale também, antes de pintar as paredes, delimitar um barrado com fita crepe e deixar este espaço sem pintar ou pintar de uma cor contraste ou ainda deixar simplesmente branca. Se você usar a criatividade, pode dar um charme extra, colocando quadrinhos ou algum outro detalhe no local.
Nesta casa, compramos tinta para parede branca e misturamos corante para tinta, encontrado facilmente em casas de tinta ou materiais para construção. Veja aqui.
Outra dica é colocar cor apenas em uma parede do cômodo (a principal) e deixar em tom neutro as outras.
Veja nesta fotos a parede amarela e “chá da tarde”, feitas com essa mistura.
Com papel
Com papel também dá pra levantar o astral de uma parede! Sim!!! Neste pequeno banheirinho antigo, apliquei papel de presente e poderia ter impermeabilizado, passando uma demão de cola, mas, optei por não fazer e não tive problema algum, já que neste pequeno ambiente não havia chuveiro que provocasse umidade.
Com adesivo
Outra ideia para as paredes sem vida: adesivos. São baratinhos e tem uma variedade enorme, podem ser encontrados até em lojinhas de 1,99. Este foi para o banheiro dar um certo humor!
Viu só? Dá sim pra dar um jeito nas paredes com pouco dinheiro! Vamos lá então?
Compartilhe e deixe um comentário!
Perdoem a qualidade das fotos! Nessa época não sabia que compartilharia com vocês… daqui pra frente, só fotos com qualidade, ok!
Bjoooosss!